.

Robos controlados por humanos como no filme avatar!




Cientistas da universidade de keio, japão, vieram a publico recentemente para demonstrar uma das suas mais novas invenções, um robô controlado por humanos a distancia. A primeira vista não parece ser uma grande novidade, pois existem métodos já usados atualmente de braços mecânicos e uma câmera para ver o que acontece, não é muito difundido e seu uso é mais na área de medicina.

Veja que na tela acima da cabeça dele mostra a visão do robô!

Já este que os japoneses criaram tem: tronco, braços, cabeça, sendo que tem em media cada um 8 graus de mobilidade ou liberdade, como seja. O operador utiliza um tipo de mascara com uma tela 3D que cobre toda a sua area de visão, para ver exatamente o que o robô esta vendo, o tato é gravado com os sensores de dados de força e temperatura obtidas pelo robô, sendo assim, retransmitidas para o operador para que ele tenha a sensação de estar tocando em algo e sentindo seu peso. Atualmente o robo pode reconhecer irregularidades em superficies tão finas, que para eles parecem blocos de lego.

O cientista diz:

"Nosso objetivo é fazê-lo sentir como se você realmente está em outro lugar, e que este é realmente o seu corpo, e para permitir que você faça as coisas que você pode com seu próprio corpo."

É um grande avanço no mundo da robótica realmente, cada dia que passa e esses tipos de novidades vem a tona, nos faz lembrar de filmes como O exterminador do futuro e o mais recente Avatar. Em ambos as coisas não saíram muito bem. Todos esperam que não aconteça o mesmo, pode parecer bobagem o que digo, mas se analisar bem.

Vejam algumas fotos:













Fonte: Diginfo

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Recentes