close
.

As maravilhosas cachoeiras da Antártida

As 5 cachoeiras que derramam lentamente uma água de cor vermelho sangue, estão Localizadas na geleira Taylor, em vales da Antártida McMurdo Dry. Estas foram descobertas em 1911 por geólogos que a principio acharam que a cor vermelha era devido as algas da região, mas posteriormente sua origem revelou-se muito mais peculiar. 

Acontece que a mais de 2 milhõe de anos, a geleira Taylor formou uma camada espessa de gelo que acabou isolando uma antiga comunidade de micróbios, que ficaram la desde então protegidos por uma forma de cápsula.

Eles evoluíram independente do mundo aqui fora, com pouco calor, sem luz ou oxigênio livre. Porem, o lago preso abaixo da geleira, tem uma quantidade de salinidade muito alta, e é rica em ferro, o que faz a cachoeira ter o tom de vermelho sangue, e uma fissura na geleira permite a formação de cada uma dessas cachoeiras sem contaminar o ecossistema destes micróbios.


Tudo isso mostra que a vida pode existir em condições extremas na terra, apesar de tentador fazer a ligação com isso e a vida fora da terra, não prova que a vida poderia existir em outros planetas com ambientes semelhantes e organismos semelhantes em água congelada, especialmente Marte e a lua de Júpiter Europa, porque a vida teria de surgir a partir de uma cadeia completamente diferente de eventos.

Mesmo que isso não confirme a existência de vida extraterrestre, as cachoeiras de sangue da Antártida é uma maravilha, tanto visualmente quanto cientificamente.



Este é um vídeo que da uma dimensão um pouco maior da beleza destas cachoeiras, mais para ter uma ideia mesmo:


Espero que tenham gostado, até a próxima.


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!

Recentes