.

Você sabe o porque do termo - praça de guerra?


Bom esses dias após a explosão de um restaurante no Rio de Janeiro, ouvi o jornalista dizer: "o local parece uma praça de guerra". Logicamente não tinha praça alguma ali, muito menos uma guerra, mas é um termo muito usado nesses tipos de acontecimento, desde, briga entre torcidas, manifestações que acabam em pancadaria e etc.

Para que se tenha um entendimento melhor sobre o termo:
"praça de guerra: cidade, vila ou povoado cingido por obstáculos naturais ou artificiais ispostos e combinados de modo a defenderem reciprocamente suas guarnições respectivas, por tempo maior ou menor, do ataque de forças superiores que procurem toma-la e ocupar o terreno que cobrem;".


As praças de guerra se distinguem de fortaleza, onde as tropas ficam reunidas para se proteger de ataques e dificultar a entrada de invasores em seu território. As Fortalezas vem sendo utilizada a milhares de anos, inclusive nos dias atuais, com arquiteturas cada vez mais complexas.

Sendo assim, o termo praça de guerra fica bem mais fácil de se entender, e para tirar a duvida de alguns que ainda acham que é por causa de alguma praça ou coisa do gênero.

Praça de guerra podem também ser chamados os soldados que vão para guerra e que lutam para defender o território com seus companheiros.

Uma curiosidade:

 "praça de pret", melhor dizendo pré praça, que é nomeado a soldados que não tem nenhuma definição de patente. Atualmente praça é a classe militar constituída pelos subtenentes, sargentos, cabos e soldados; cuja formação militar não corresponde a um ensino superior.

Dai vem mais uma coisa interessante, já ouvimos dizer: "aquele cara é boa praça!". Vem das altas patentes recebidas por uma pessoa que subiu de "cargo" nas forças armadas, interessante isso não?

O que eu buscava mesmo éra dar um entendimento ao termo.  Até achei que tinha a ver com alguma coisa que aconteceu no passado mas não, é um termo de guerra.



Fonte: Armas brasil.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Recentes